Emoções, o que são? De onde surgem?

Emoções são reações instintivas que o ser humano tem diante de uma circunstância ou situação.

Frente a uma situação, iremos imediatamente avaliá-la. Para isto nos servimos de todas nossas experiências anteriores e nossas memórias, nossos valores, nossas crenças. Como resposta iremos reagir à situação quase instantaneamente com expressões faciais, tensões musculares no nosso corpo, mudando nossa postura, alterando nosso tom de voz, e nos colocando em ação.

Estas reações são naturais e foram desenvolvidas através de toda a existência do ser humano. As emoções nascem no nosso cérebro límbico, e tem por objetivo básico reações que busquem nossa sobrevivência frente a uma situação.

Por exemplo, uma das emoções mais básicas e normais é o medo. Esta emoção altera totalmente nosso corpo: nosso coração acelera, nossa pressão sanguínea aumenta, os músculos se tonificam, etc., ou seja, estamos prontos para reagir frente a situação que nos provocou o medo: lutar ou fugir são reações básicas. Tudo isto acontece em frações de segundos, antes mesmo que consigamos ter a consciência da emoção, afinal se estivermos diante de uma situação de vida ou morte, como diante de um tigre, certamente não há tempo para pensar; frações de segundo podem ser a
diferença entre a vida e a morte.

A inteligência emocional, é a educação pessoal que necessitamos para saber gerenciar nossas emoções de forma construtiva, aproveitando sua energia para realizar nossos objetivos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *