Liderança, o que é?

Já parou para pensar no que significa liderar? Afinal, o que é a tão famosa liderança?

De forma muito simplificada, podemos dizer que liderança é a habilidade que uma pessoa tem de influenciar e conduzir um grupo de indivíduos a obter resultados. Motivar um grupo de indivíduos para que contribuam de forma voluntaria e entusiasta de forma a atingirem os objetivos de uma organização. Ou seja, influenciar de forma positiva mentalidades e comportamentos dos liderados.

Em uma empresa, liderança é um tema vital, pois está diretamente relacionado com o sucesso ou fracasso, com atingir ou não os objetivos organizacionais necessários para o futuro da corporação.

A liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. Não é necessariamente uma posição hierárquica. Nas organizações lean de hoje, todos devemos saber liderar projetos e temas que envolvem outros profissionais, departamentos, e até outras empresas.

Muitos são os autores que tratam o tema, muitas são as definições das habilidades necessárias ao bom líder. Poderíamos destacar algumas como: comunicação, relacionamento interpessoal, motivação, negociação, visão sistêmica, Inteligência emocional, feedback, entre outras.

Como desenvolver e aperfeiçoar estas habilidades? Difícil responder, mas entre as alternativas estão os cursos ligados ao tema e leituras. Uma forma de acelerar este desenvolvimento através da prática é o coaching.

A liderança pode ser aprendida. Antes de tudo devemos ambicionarser líder, ter disciplina, dedicação, humildade para aprender e muita persistência. O começo deste caminho está em conhecer a si mesmo, a saber liderar a si mesmo. Identificar seus valores, seus propósitos, seus pontos fortes, e por consequência aqueles que precisam ser desenvolvidos.

Através de coaching todos estes pontos são compreendidos, identificados, trabalhados, e através de um plano de ação individual, as habilidades necessárias são desenvolvidas. Habilidade é mais que “conhecimento intelectual” do tema, habilidade é saber fazer.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *