Qual a diferença entre Emoções e Sentimentos?

Muitos acreditam que estas palavras são sinônimas, que sentimento e emoções são a mesma coisa; mas, não são.

Emoções são respostas bioquímicas, a uma situação, que alteram o estafo físico de nosso corpo. Elas se originam no sistema límbico de nosso cérebro, e essencialmente são físicas e “instintivas”, ou seja, rápidas e automáticas. Outra característica é que uma emoção é “passageira”, não dura muito tempo.

Sentimentos se originam em outra área de nosso cérebro; as regiões neocorticais. São resultados de associações mentais baseadas em nossas memórias, experiências anteriores, nossas crenças, nosso temperamento, e até mesmo podem ter origem em uma emoção. Sentimentos são resultados de comportamentos aprendidos, e duram através do tempo.

Sentimentos tem origem nos pensamentos que temos sobre pessoas e as situações que estamos vivendo. Estes pensamentos podem estar a nível consciente ou não.

A boa notícia sobre os sentimentos é que ao contrário das emoções que são instintivas, os sentimentos podem ser influenciados. Podemos gerenciar nossos sentimentos através de nossos pensamentos conscientes, uma ferramenta poderosa para viver de forma mais eficaz e livre e aumentar nossa inteligência emocional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *